Ter rotinas consistentes e dormir o suficiente podem fazer uma enorme diferença no dia a dia do seu filho e permitir que ele esteja pronto para aprender novas habilidades em casa e na escola. Isso vale para qualquer idade, mas é eficiente, sobretudo para crianças mais novas.
Em geral, os pediatras costumam recomendar de 11 a 13 horas de sono por dia para crianças de 3 a 5 anos e de 10 a 11 horas para crianças de 5 a 12 anos. Se, quando seu filho for para a cama, ele adormecer e acordar facilmente, não demonstrar cansaço e irritabilidade durante o dia, provavelmente está dormindo o suficiente.
A melhor maneira de saber se a criança está dormindo bem é observando como ela age durante o dia. Você deve perceber se seu filho dorme no carro quase toda vez que você dirige; se você tem que acordar seu filho quase todas as manhãs; se seu filho parece cansado, irritável, agressivo, emocionalmente instável, excessivamente agitado ou tem problemas para se concentrar em alguma atividade durante o dia ou se seu filho demonstra cansaço muito antes da hora de dormir.
Caso a criança apresente algum desses padrões, é provável que ela não esteja dormindo um sono reparador. Crianças carentes de sono podem ter dificuldades para controlar suas emoções. Segundo especialistas, a parte do cérebro que ajuda a controlar nossa resposta aos nossos sentimentos e ações é muito afetada pela privação do sono. Por isso, uma criança que não dorme o suficiente pode apresentar problemas no comportamento ou atenção.
Rotina ajuda a criança ter um sono reparador! Adote rituais calmos e felizes para ir para a cama e acordar pela manhã; assim você faz da hora de dormir uma rotina consistente. É importante que os hábitos sejam previsíveis e relaxantes. É de sua responsabilidade auxiliar seu filho para que ele durma o suficiente, portanto, seja amoroso, mas também seja firme!
Para preparar a ida para a cama algumas medidas podem ajudar:
- -Adote um colchão colocado diretamente no chão ou sobre uma estrutura de cama baixa. A ideia por trás disso é que a criança tenha a liberdade de ir para a cama no momento em que sentir sono.
- -Quartos com uma decoração simples e pouca informação visual, ajudam a criança a se “desligar” na hora do sono.
- -Dê à criança algum tempo para guardar seus materiais e se preparar mentalmente para dormir.
- -Liberdade de escolha: permita que seu filho escolha qual pijama usar, qual história ler. Algumas crianças também têm um cobertor favorito que definitivamente faz parte da rotina e é importante considerar suas preferências.
- -Use a cama apenas para dormir, não para brincar ou assistir TV.
As crianças ficam naturalmente mais cansadas à medida que se adaptam a uma nova rotina escolar, portanto, ajustar a hora de dormir para um pouco mais cedo pode fazer toda a diferença para ajudar seu filho a estar pronto para a escola.