O judô tendo suas origens nas artes orientais incute a ideia de disciplina, autocontrole e competitividade, sendo um dos esportes procurados pelos pais para a iniciação esportiva de seus filhos.
As crianças precisam estar sempre em movimento à procura de novas oportunidades, desafios e obstáculos. Em contrapartida a movimentação é uma necessidade para o desenvolvimento motor, porém deve-se levar em consideração que crianças ainda encontram-se em crescimento e desenvolvimento, submetidos constantemente a influências e alterações físicas, cognitivas e sociais.
Sendo assim, o Judô pode equivaler-se de variados complementos da atividade física, promovendo a sua iniciação conforme a faixa etária específica. Baseando-se nos princípios pedagógicos de aplicação, uma vez que estes aconselham atividades lúdicas generalizadas, enfocando e estimulando o desenvolvimento das habilidades motoras básicas, ou seja, os movimentos naturais, possibilitando a criança tal progressão em relação ao seu desenvolvimento.
Enquanto esporte, o Judô se utiliza de amplos princípios motores, uma vez que as técnicas baseiam-se em quedas, projeções, imobilizações e restrições articulares, explorando amplos movimentos locomotores (andar, correr, rastejar), movimentos estabilizadores (giros, movimentos axiais, equilíbrio), movimentos manipulativos (arremessar, segurar, soltar) e ainda a combinação destes movimentos de uma maneira complexa.
PRINCIPAIS BENEFÍCIOS DO JUDÔ
- Poderoso instrumento da Educação Física no desenvolvimento das:
- Habilidades MOTORAS
- Desenvolve o AUTOCONTROLE
- Melhora a AUTOCONFIANÇA
- Trabalha a DISCIPLINA
- Valoriza o RESPEITO
- Ensina a HIERARQUIA
Equipe Bushidô