A adaptação escolar envolve o contato e familiarização do aluno com contextos diferentes do que ele está acostumado. Este período pode ser marcado pela insegurança dos pequenos, mas também dos pais. Porém, com a preparação correta esse momento pode ser mais leve e divertido, as interações devem ser feitas gradualmente, para que a criança se sinta confortável e segura. 

Podemos seguir alguns passos para facilitar esse momento.

  • Faça a mudança parecer gradual

Antes mesmo da mudança acontecer comece a preparar o seu filho, fale sobre a escola, façam o caminho juntos.

Ao chegar na nova escola, proporcionar assuntos para que a criança tenha o que apresentar aos colegas sobre si mesma é interessante.

  • Atenção à rotina!

Esse é um ponto importante, para os menores sair da rotina pode ser muito estressante, tentar fazer com a rotina seja o menos afetada possível 

A rotina proporciona conforto e segurança. Se um ambiente novo é introduzido em uma rotina já conhecida, o impacto percebido é bem menor.

  • Transforme a hora de dar tchau

A despedida é um dos momentos mais difíceis para as crianças e para seus pais. Então demonstre confiança na escola, as crianças percebem. Deixe claro que a situação não é deixar alguém para trás e sim a oportunidade de conhecer novas pessoas, fazer novos amigos, novas brincadeiras.

  • Reforce os aspectos positivos

Quando o assunto vier à tona, reforce os aspectos positivos: o crescimento, o amadurecimento, a possibilidade de fazer novos amigos, novas aventuras.

  • Não associe a escola a algo ruim

Outra coisa que pode ter efeitos negativos é associar elementos ligados à experiência de ir à escola com castigos ou punições.

Cada mudança na vida das crianças é recebida de forma diferente. É impossível prever quando a resposta será tranquila ou vai demandar um pouco mais de atenção e carinho.

  • Ponto mais importante

Proporcionar um ambiente de segurança e acolhimento em que a criança tenha abertura para falar sobre seus medos e inseguranças.

admin

You may also like

Férias escolares: Dicas de atividades para fazer com as crianças nesse período
A importância do acompanhamento psicológico desde a infância
Como estimular a autonomia das crianças