Desde crianças a adultos, todos conhecem o jogo! Mas, o que faz com que essa brincadeira que cada vez mais tem caído no esquecimento, seja tão importante para o desenvolvimento dos pequenos?
Acontece que, estudos mostram que o quebra-cabeça serve como uma forma de fortalecer o elo familiar e torna o diálogo mais fácil entre pais e filhos, já que o ambiente relaxante facilita a conversa, ou seja, pode ser introduzido na escola e em casa.
Diferente dos outros jogos famosos na infância, neste, a agilidade supera qualquer habilidade ou força física. No processo de formação educacional e cognitiva de uma criança, o jogo é um forte aliado no desenvolvimento: físico, neurológico, psicomotor, concentração e percepção visual.
As crianças são facilmente atraídas pela beleza das cores, pela variedade das peças, pelo desafio de conseguir montar o que os quebra-cabeças propõem e pela dinâmica inerente à manipulação das peças, dessa forma não existem restrições para ele não ser utilizado no aprendizado.
Além dos benefícios citados, o quebra-cabeça auxilia também no desenvolvimento de diferentes habilidades do pensamento, como por exemplo, observar, comparar, analisar e sintetizar.