Alimentação saudável! Pode parecer uma tarefa muito difícil e é mesmo, quando se tenta de um modo tradicional e que as crianças geralmente evitam.
Já não é surpresa que crianças se interessam por aquilo que desperta sua curiosidade e os prende por algum tempo e os pais já estão cansados de saber que alguns (ou muitos) alimentos saudáveis não entram na lista de comidas favoritas do seus filhos.
Uma solução para esse pequeno problema, é: organizar uma mini-horta com a ajuda dos pequenos! Você verá que acompanhar e atuar no processo de crescimento das plantas pode auxiliar nessa missão, além de garantir alimentos fresquinhos à disposição na sua casa. Além de, ajudar os pequenos a desenvolver o senso de responsabilidade, concentração e suas habilidades motoras.
Lembrando que, se por um acaso a sua casa ou apartamento não tiver quintal, varanda ou área de serviço, não desista logo de cara; o parapeito da janela da cozinha, por exemplo, pode dar vida ao projeto.
Veja a seguir algumas dicas de como iniciar essa atividade:
– Escolhendo os vasinhos: opte sempre por aqueles com furos embaixo para que a água escoe, o tamanho deve permitir o desenvolvimento das raízes, com pelo menos 20 cm de altura e para tornar tudo ainda mais divertido, deixe que os pequenos pintem as peças ou escrevam os nomes do que será plantado;
– Sementes: você pode escolher entre sementes ou mudas, mas em ambos os casos aposte em hortaliças, ervas e frutos: alface, manjericão, hortelã, cebolinha ou tomatinho cereja;
– Executando a tarefa: lembre-se de cobrir o fundo do vaso com cascalho e preencher o restante com terra. No caso das sementes, siga as recomendações da embalagem, pois algumas espécies precisam ser plantadas em maior ou menor profundidade. Caso escolha re-plantar uma mudinha, espalhe a terra até a metade do vaso, encaixa a muda e complete ao redor.
Enquanto planta, explique e converse com os pequenos sobre os cuidados necessários e os benefícios do que está sendo plantando. Peça ajuda para manter a terra sempre úmida e diga que as plantas também são deles, por isso, todos devem estar bem atentos aos cuidados.
Quando sua plantação já estiver pronta para ser incrementada às receitas do dia a dia, não esqueça de chamar os pequenos para colher os alimentos que plantaram e auxiliar no preparo das refeições. A grande dica é envolvê-los em todas as etapas, isso com certeza vai estimular a curiosidade e a aceitação nessa descoberta de sabores.