À medida em que as crianças começam a descobrir o mundo, sua curiosidade vai aumentando e gerando muitas dúvidas, como por exemplo, por que é que o sol brilha ou a chuva cai. Talvez você não tenha as respostas na ponta da língua, mas é certo que dará o seu melhor para responder esses questionamentos.
Além de sanar as dúvidas, lembre-se de que esses podem ser ótimos momentos para algumas lições paternas, pense em avisos e advertências que possam se encaixar nas explicações e faça um combo de respostas para deixar seu pequeno com a mente enriquecida por novas informações.
No entanto, vale lembrar que mentir ou inventar algo nunca é a saída. Caso seja pego de surpresa por uma questão difícil de responder, considere a melhor abordagem para cada faixa etária e busque maneiras de conversar com a criança sobre o que a levou questionar sobre o assunto e compartilhe seu conhecimento (mesmo que pouco). Propor uma pesquisa conjunta pode ser uma alternativa interessante.
Busque estar em constante proximidade e diálogo com seu filho, pois fica mais fácil saber pelo que ele está passando e como auxiliá-lo. Inicie conversas simples sobre o corpo humano, as diferenças entre as pessoas e os limites das piadinhas na escola, além de estimular a honestidade até mesmo em situações nas quais tiver agido mal ou sentir-se intimidado, o pequeno ficará mais confiante para se abrir com você e isso irá evitar que ele cometa erros pela simples vergonha de perguntar.