Desde cachorros a gatos, os animais são ótimas companhias para as crianças e também para toda a família. No entanto, é preciso ter muita atenção e cuidado antes de tomar a decisão de trazer o novo membro da família para casa.
O ponto mais importante é a saúde, pode acontecer de algum adulto ou até mesmo a criança ter alguma alergia ao animalzinho, nesse caso o melhor caminho é evitar. Quanto a preferência, gatos se adaptam melhor a famílias com a vida agitada, pois conseguem ficar sozinhos. Já os cachorros são mais carentes e pedem por mais atenção, por isso, quanto maior for o seu tempo livre para passar com ele, melhor.
Agora, se o problema for idade, existem algumas restrições. Novamente para os mais básicos, como cães e gatos, entra a questão da responsabilidade: quanto mais nova a criança for, maior vai ser a carga de responsabilidade para os pais. No entanto, se a criança tiver interesse em animais mais frágeis, como os hamsters, o ideal é que o animalzinho só entre para a família quando seu pequeno tiver 13 anos ou mais.
A adaptação à crianças ocorre de maneiras diferentes para os animais, os cães é preciso analisar se eles são calmos ou se não irão se assustar com a presença da criança, mesma coisa com os gatos. No caso dos hamsters, eles são ariscos no começo – geralmente – e se assustam facilmente, além de não serem os ideias para ficar pegando.
Por fim, tudo depende de seu estilo de vida e das preferências. Lembrando que não é o animal quem se adapta a criança, mas sim a criança que deve ser ensinada a amar e cuidar de todos os animais.