O processo de deixar de ser filho único e passar a ser irmão mais velho pode ser difícil para algumas crianças. A novidade de um novo bebê na família causa mudanças e diversas emoções nos pequenos. É preciso ter paciência para realizar o processo de adaptação com muito amor e calma.
Separamos algumas dicas para pais que querem ajuda na chegada de um novo irmãozinho na família:
- Convide o mais velho a participar da gestão
Quando for comprar itens para o enxoval, leve a criança mais velha junto. Peça sua opinião sobre roupas, cores, nomes e brinquedos. Deixe que ela acaricie sua barriga e converse com o irmãozinho. Esse processo gera aproximação e faz com que elas se sintam parte do processo.
- Tire dúvidas
É normal que os pequenos tenham muitas perguntas a fazer sobre bebês e gravidez. Ao respondê-las você estará fazendo com que seu filho se sinta ouvido e dessa forma tirará suas preocupações.
- Mantenha as atividades com o mais velho
Mesmo com as mudanças da gravizes, tente manter a rotina de atividades o mais igual possível, com momentos dedicados à criança. É importante que ela não se sinta de lado ou preterida pelo novo irmão.
- Distribua tarefas
A partir dos 2 anos as crianças já podem participar das atividades da casa. Diga que precisará e ajuda com o bebê e distribua tarefas. Assim, elas se sentem importantes e úteis para o novo funcionamento da casa.
- Converse sobre sentimentos
“Como você está se sentindo com isso?” é uma pergunta valiosa. Estimule seu filho a expor o que está sentindo, do que tem medo e o que gostaria que fosse diferente. Explique o que o local especial dele na família continuará o mesmo e a importância de ser irmão mais velho.
- Corrija os erros, mas seja compreensivo
O ciúmes é normal, mas precisa ser corrigido. Demonstre amor e compreensão pelos sentimentos do seu filho, mas não de repreendê-lo se ele fizer algo de errado.
Fonte: Revista Crescer, Cordvida, FicarGravida