O hábito da leitura durante a infância estimula a criatividade e as habilidades linguísticas, de memória e conhecimento dos pequenos, além de aumentar a capacidade de concentração e atenção. Além disso, o apego aos livros pode despertar na criança a curiosidade para o mundo e se tornar um hobby bastante prazeroso.
Em meio ao boom tecnológico das últimas décadas, a leitura vem sendo substituída frequentemente pela televisão, computadores, videogames e, mais recentemente, pelos smartphones. Em um cenário como esse, o que fazer para incentivar as crianças a ler?
O primeiro passo é compreender que as crianças seguem o exemplo, não o que falamos a elas. Deixe seu filho ver claramente que você está lendo e que realiza essa atividade com frequência.
Descubra quais são os assuntos de interesse da criança, para chamar sua atenção para os temas que mais lhe atraem, e transforme os momentos de leitura em uma atividade em família. Leia histórias, dramatize cenas, simule vozes e deixe que ela comente e faça sugestões e complementos. Faça perguntas sobre o que entendeu da história, questione o que ela mais gostou. Assim, a criança aprende a associar esse hábito com carinho e diversão.
Outro ponto importante é organizar um “cantinho de leitura”, com gravuras, objetos e pequenos textos, e estimular a criança a frequentá-lo e a manusear o material. Quanto mais confortável ela estiver nesse ambiente, melhor. Esse também deve ser um espaço de criatividade, para trabalhar suas habilidades cognitivas. Uma boa ideia para isso é incentivar a criança a criar suas próprias histórias e desenhá-las.