A conquista da independência é algo gradativo. As crianças são, claro, dependentes dos pais, mas aos poucos podem começar a ser encorajadas a fazerem algumas coisas sozinhas, como segurar a mamadeira.

A independência infantil, aliada com limites e responsabilidades rende bons frutos no futuro dos pequenos. As pequenas ações são grandes incentivadoras do senso de independência. 

Se você quer começar a praticar a independência com seu filho, mas não sabe como começar, confira essas dicas:

Tarefas da casa

Guardar os próprios brinquedos, arrumar a cama, colocar a mesa. São pequenas ações que ajudam as crianças a entenderem sobre as responsabilidades da casa.  A longo prazo ele irá entender que precisa fazer tais atividades não porque são suas obrigações, mas sim porque possui um papel em manter a organização do lar.

Espaço da criança

É essencial que seu filho tenha ao alcance das mãos aquilo que mais usa. Dessa forma poderá pegar e guardar sem necessitar de ajuda. Ao colocar roupas, brinquedos, escova de dente, toalha de banho próximos as crianças, incentivamos que elas tomem a iniciativa e se sintam mais confortáveis em realizar tarefas.

Incentivo a resolver problemas

O quanto sua interferência é necessária? Se ao fazer essa reflexão, você chega a conclusão que seu filho não está em perigo, incentive-o a pensar em soluções e saídas para os pequenos problemas. Claro, continue a supervisionar, mas permita que a criança use suas próprias experiências e criatividade para encontrar saídas. Isso diminui a dependência excessiva.

Fontes: Dicas de Mulher, Bebe Abril

admin

You may also like

Férias escolares: Dicas de atividades para fazer com as crianças nesse período
A importância do acompanhamento psicológico desde a infância
Como estimular a autonomia das crianças