Para turmas de Berçário I – II – III – Infantil I – II – III – IV e V
Muito se fala sobre desenvolvimento integral do ser humano e para efetivar esse discurso é necessário olhar o ser humano em sua totalidade. Tarefa difícil e complexa. Mas em essência pensamos a constituição do ser pelas esferas biológicas, sociais e culturais. A música nesse panorama afeta diretamente todas essas esferas: atua no segmento biológico devido seus benefícios para a saúde (em muitos casos libera dopamina – neurotransmissor que atua nas funções cognitivas e relacionadas ao bem estar), no segmento social por possibilitar a socialização e no segmento cultural por se fazer na cultura e para a cultura. Nesse último aspecto, a arte sonora se faz como representatividade cultural humana. Ela é reflexo da cultura. Portanto, pensar em musicalização é pensar em desenvolvimento integral. Tratando-se da infância, as atividades ocorrem de modo lúdico para que a criança desenvolva o apreço pela arte musical. Trabalhamos com atividades interdisciplinares que envolvem não só o desenvolvimento musical, mas também, o corpo. Desse modo, busca-se resultados diários. O objetivo não é exclusivamente pensar em benefícios posteriores construídos progressivamente (como no desenvolvimento cognitivo, disciplinar e na capacidade de concentração) e, sim, criar a alegria de se reconhecer humano.
Sem a Arte o projeto de humanidade não é possível.