Páscoa

A palavra Páscoa possui origem do termo hebraico “pessach“, o qual pode ser traduzido para o português como “passagem”. Para o povo hebreu, a data representa um marco importante de quando este realizou a travessia do Mar Vermelho após se libertar da escravidão. Até mesmo antes disso, habitantes do Mediterrâneo aproveitavam esse dia para agradecer aos deuses pela colheita obtida.

Independente de crença, a Páscoa tem muito mais significado do que a troca de ovos de chocolate.

Então vamos utilizar essa data para enriquecer o desenvolvimento das crianças?

Dessa forma, a escola e família podem suprir tal necessidade, bem como promover atividades artísticas e musicais, poemas, brincadeiras diversas, buscando assim o estímulo e a socialização.

Afinal, essa é uma data muito esperada e festejada pelas crianças, principalmente entre as menores. Então que tal uma brincadeira para estimular o raciocínio lógico dos pequenos?

Mímica de Páscoa

Em resumo, a ideia aqui é a brincadeira de mímica com a temática da Páscoa. O professor ou um familiar deve confeccionar cartões coloridos com gravuras e nomes de símbolos pascais, como coelho, ovo, cenoura, cestinha, sino, círio pascal, cordeiro, ramos de palmeira, colomba pascal, entre outros.

No dia planejado para a atividade, as crianças podem ser dispostas em um semicírculo para uma conversa sobre a Páscoa. De acordo com as explicações sobre a data e seus símbolos, o adulto deve ir mostrando os cartões e deixando-os virados para baixo no chão.

A ideia é que uma criança de cada vez escolha um cartão e realize a mímica. Os demais precisam adivinhar o símbolo correspondente. Essa dinâmica pode se repetir até todos da turma realizarem uma mímica ou até as crianças se cansarem.

Bora brincar e aprender!!!

admin

You may also like

Férias escolares: Dicas de atividades para fazer com as crianças nesse período
A importância do acompanhamento psicológico desde a infância
Como estimular a autonomia das crianças