Contar e ouvir histórias faz parte da história humana, com os pequenos não poderia ser diferente. Na primeira infância, o cérebro das crianças absorve informações à sua volta como uma esponja, os livros são portas para novos mundos e trazem diversos benefícios para o desenvolvimento na área de linguagem e comunicação.
Os pequenos conseguem diferenciar a voz usada normalmente e a usada para ler livros, então sabem quando uma história começa e termina. Por isso, não existe idade certa para introduzir o hábito da leitura. As histórias serão bem aproveitadas em qualquer fase da primeira infância.
Benefícios da leitura
O ato de contar histórias para seu filho gera conexão. Dependendo da idade, a criança pode não entender a fundo o significado da história e das palavras, mas entende o afeto, o tom de voz e o carinho do momento.
O contato visual com o objeto ajuda a diferenciar texto e imagem e familiarizar a criança com as letras, o que na hora da alfabetização pode ser de grande ajuda. Uma dica é comprar livros de borracha, até por volta dos 3 anos, se seu filho gosta de manusear esse objeto na hora da leitura.
Muitos pais têm dificuldade em introduzir temas considerados difíceis em casa. Os livros são uma ótima forma de apresentar novos universos para os pequenos de maneira leve. As histórias desenvolvem a criatividade, a curiosidade e a atenção, também são uma forma prática de desenvolver empatia. Crianças que lêem e escutam histórias tendem a dormir melhor e conseguir lidar mais facilmente com emoções.
Dicas de livros
O Brasil é um país rico em literatura infantil. Aqui está uma pequena seleção para ler com seu filho!
- Menina Bonita do Laço de Fita – Ana Maria Machado
- O Menino Maluquinho – Ziraldo
- Você troca? – Eva Funari
- Marcelo, marmelo, martelo – Ruth Rocha
- Chapeuzinho Amarelo – Chico Buarque
- O fantástico mistério de Feiurinha – Pedro Bandeira
- Amoras – Emicida