A tecnologia já é presença comum no cotidiano das crianças. O uso de computadores e dispositivos móveis começa cada vez mais cedo, seja para brincar, entreter ou comunicar. Os alunos da atualidade fazem parte de uma geração conectada com o mundo digital. Nesse contexto, a inserção de ferramentas tecnológicas no ambiente escolar potencializa o processo de ensino-aprendizagem, assegurando práticas pedagógicas mais interativas e dinâmicas. 

Na Educação Infantil isso não é diferente. O uso da tecnologia como aliada do processo educacional estimula o desenvolvimento de competências importantes para o crescimento dos pequenos. Criar ambientes inovadores e repletos de possibilidades desperta a curiosidade das crianças, propiciando novos aprendizados e descobertas. As aulas ficam mais dinâmicas, atraentes e motivadoras com a possibilidade de exploração de recursos visuais e lúdicos.  

Se a tecnologia permeia todos os aspectos da vida da criança, proibir o seu uso em sala de aula seria ignorar um aspecto essencial das relações e formas de comunicação modernas. Além disso, a sua utilização tem muito a acrescentar para a aprendizagem e o desenvolvimento dos pequenos.

  1. Contribui para o desenvolvimento integral da criança

Durante o seu processo de formação, a criança é desenvolvida em múltiplas dimensões, como a física, psicológica, intelectual e social (LDB). O uso dos meios e objetos digitais na Educação Infantil deve considerar o impacto das novas tecnologias em cada uma dessas dimensões.

Nesta etapa de ensino, o professor pode utilizar a tecnologia como forma de desenvolver a linguagem e a psicomotricidade, além de estimular o pensamento lógico, crítico e criativo da criança. Mais tarde, nas etapas seguintes, esse contato inicial vai permitir ao aluno que utilize os meios digitais no seu dia a dia de maneira consciente e intencional, refletindo criticamente sobre esse uso.

  1. Gera uma aprendizagem mais significativa

A crescente aplicação da tecnologia na Educação Infantil tem promovido contextos de aprendizagem mais significativos para os alunos das novas gerações. No processo de ensino e aprendizagem, é essencial utilizar símbolos e elementos que conversam com a realidade pessoal das crianças e fazem parte do seu dia a dia.

A inserção da tecnologia na prática pedagógica possibilita, inclusive, a implementação de metodologias ativas de ensino, as quais colocam o aluno como protagonista e estimulam a autonomia em relação ao desenvolvimento e à aprendizagem.

  1. Desperta o interesse e a curiosidade dos alunos

Desenvolver uma aprendizagem significativa por meio das novas tecnologias ainda pode trazer outros benefícios no contexto da Educação Infantil. Uma das principais vantagens relatadas pelos professores nesta etapa de ensino é o aumento do interesse e da curiosidade dos alunos em relação às práticas propostas em sala de aula.

Por utilizarem uma linguagem próxima do dia a dia das crianças, jogos, vídeos, animações e outras linguagens digitais podem contribuir muito para melhorar o nível de engajamento dos alunos.

Não é à toa que os elementos tecnológicos e lúdicos têm sido utilizados para estimular a interação e o engajamento dos alunos até mesmo nas etapas de ensino mais avançadas: um fenômeno conhecido como gamificação.

  1. A Tecnologia na Educação Infantil aproxima o professor da realidade dos alunos

Outro benefício que pode ser destacado no uso da tecnologia na Educação Infantil é a aproximação do professor com a realidade dos alunos. Apesar de a maior parte dos professores que atuam hoje nas salas de aula terem vivenciado grandes saltos tecnológicos durante o seu desenvolvimento pessoal e profissional, os alunos que estão hoje na Educação Infantil nasceram em um contexto completamente imerso na tecnologia. Ou seja, a experiência de alunos e professores em relação à tecnologia é diferente.

Especialmente nesta etapa de ensino, o professor é uma figura muito presente e importante para o desenvolvimento do aluno. A aplicação das novas tecnologias pode estreitar ainda mais os laços afetivos e, consequentemente, a efetividade das trocas pedagógicas entre aluno e professor.

Ter professores mais ligados às linguagens e aos hábitos das novas gerações atuando como mediadores do processo de ensino e aprendizagem certamente é um grande benefício para os alunos.

Fonte: BNCC (Adaptado)

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