A primeira infância representa inúmeras conquistas no desenvolvimento da criança, tais como sentar, engatinhar e andar. O primeiro ano de vida reserva um dos momentos mais esperados pelos pais: quando o bebê fala “papai” e “mamãe” pela primeira vez, que ocorre graças ao adequado desenvolvimento da linguagem.

 

A linguagem é a habilidade de compreender e criar conceitos mentais de tudo o que é aprendido, por exemplo: ao ser apresentada várias vezes à uma bola, quando for solicitada à criança que pegue a bola, ela saberá que o termo “bola” refere-se a um brinquedo, redondo, colorido e que pula, graças às suas experiências prévias.

 

Então surgem as dúvidas a respeito do desenvolvimento da linguagem dos pequenos: quando é esperado que a criança fale as primeiras palavras? Até quando é normal falar errado? Se a criança de 5 anos não consegue falar de forma inteligível, a mãe precisa se preocupar?

 

Cada criança tem suas particularidades, mas em geral há etapas semelhantes a serem cumpridas de acordo com a idade e o desenvolvimento cognitivo, conforme exemplificaremos abaixo, de acordo com informações do Conselho Federal de Fonoaudiologia:

 

  • De 0 a 2 meses, o bebê se comunica com o mundo através do choro, para atingir suas necessidades básicas. Sorrisos são apenas reflexos.

 

  • De 2 a 4 meses, a criança passa a emitir gritos e vocalizações, a sorrir ao interagir com pessoas e a ficar atenta aos sons emitidos ao seu redor.

 

  • De 4 a 6 meses, é o período em que a criança passa a brincar com a voz (balbucio), empregando entonações e intensidades variadas. Além disso, passa a movimentar a cabeça para localizar os sons.

 

  • De 6 a 8 meses, o bebê começa a pronunciar vogais e consoantes sequenciais, mas sem qualquer sentido. A capacidade de localizar os sons e atender ao chamado pelo seu nome está mais desenvolvida.

 

  • De 8 a 12 meses, a criança passa a atender comandos simples e apresenta expressões básicas, como “não” com a cabeça e “tchau” com a mão. Também é nesse período que ela começa a associar sílabas, como “papa” e “mama”. Consegue localizar os sons que vêm de baixo e dos lados.

 

  • De 12 a 18 meses, a criança inicia a produção de vocábulos isolados, com algum significado. Consegue localizar os sons que vêm de cima.

 

  • De 18 meses aos 2 anos, a criança já desenvolve um vocabulário com cerca de 50 palavras e consegue manter um pequeno diálogo.

 

  • De 2 a 3 anos, o vocabulário já é de 200 a 400 palavras. Assim, a criança já é capaz de elaborar pequenas histórias. E consegue identificar os vindos de todos os cantos e representa as atividades diárias com brincadeiras.

 

  • De 3 a 4 anos, já com um vocabulário extenso, a criança consegue formular frases mais longas (com cerca de seis palavras), no passado, presente ou futuro. Os diálogos e as histórias são mais detalhados. Ainda é possível certa dificuldade na fala, mas a comunicação é de fácil compreensão.

 

  • De 4 a 5 anos, a criança deve ser capaz de pronunciar, de forma adequada, todos os fonemas. Os diálogos e as histórias são contados com detalhes, com noção de tempero e espaço.

 

Estes dados são uma referência, não uma regra. O desenvolvimento da linguagem pode se apresentar de forma diferente para cada criança. Porém, casos que se distanciam das idades apresentadas devem ser avaliados por um fonoaudiólogo, pois diversos fatores podem levar a um atraso na aquisição dos sons da fala. 

 

Fonte: CFF / Daniela Barbosa – Fonoaudióloga

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