A Alimentação Escolar se constitui em um dos alicerces do processo de aprendizagem. Nela estão contidos todos os subsídios nutricionais que possibilitarão o crescimento e o desenvolvimento biopsicossocial, a aprendizagem, o melhor rendimento escolar e a formação de práticas alimentares saudáveis dos alunos.

Os principais cuidados com elaboração da alimentação dos alunos são:

  • Garantir a oferta de alimentos seguros aos alunos. Implementando no dia –  dia das cozinheiras, condições de segurança e praticidade, visando à proteção da saúde dos nossos alunos.
  • Ajustar as necessidades nutricionais às faixas etárias e às condições especiais dos escolares. Dessa forma, cada idade tem suas necessidades nutricionais. Além disso, é necessário que se leve em consideração às condições nutricionais especiais dos alunos, ou seja, se há alguma doença ligada à nutrição, como por exemplo, diabetes, celíacos, entre outros.
  • Planejar, orientar e supervisionar as atividades de seleção, compra, armazenamento, produção e distribuição dos alimentos, zelando pela qualidade e conservação dos produtos, observadas sempre as boas práticas higiênicas e sanitárias. Esse item consiste em zelar pela qualidade dos produtos oferecidos na alimentação escolar em todos os níveis, desde a aquisição até a distribuição, observando sempre as boas práticas higiênicas e sanitárias, como por exemplo, higienização das hortaliças, limpeza da cozinha, armazenamento dos alimentos, entre outros.